Sobre o Curso

PERFIL DO PROFISSIONAL
O profissional formado em Análise e Desenvolvimento de Sistemas deve ser capaz de analisar, projetar, implementar, testar, implantar, avaliar, manter e gerenciar sistemas de informações para as organizações, com qualidade e em conformidade com as recomendações de usabilidade e segurança. O profissional estará apto, também, a iniciar seu próprio negócio de desenvolvimento e consultoria em sistema de informação, bem como continuar os estudos em cursos de pós-graduação.

MERCADO DE TRABALHO
A Informática ou Tecnologia da Informação é um componente indispensável nas organizações, na medida em que as soluções tecnológicas automatizam processos e são fonte de vantagens competitivas através da análise de cenários, apoio ao processo decisório e definição e implementação de novas estratégias organizacionais. Assim, cresce a preocupação com a coleta, armazenamento, processamento e transmissão da informação, justamente porque a disponibilidade da informação certa, no momento certo, para o tomador de decisão certo, é requisito fundamental para a melhoria contínua da qualidade e competitividade organizacionais, o que implica em considerar a crescente relevância dos sistemas de informação baseados em computador. Um sistema de informação pode ser definido tecnicamente como “um conjunto de componentes inter-relacionados que coleta (ou recupera), processa, armazena e distribui informações destinadas a apoiar a tomada de decisões, a coordenação e o controle de uma organização. Além de dar suporte ao processo decisório, à coordenação e ao controle, sistemas de informação podem também auxiliar gerentes e trabalhadores a analisar problemas, visualizar situações complexas, e criar novos produtos”.

OBJETIVOS DO CURSO
Adquirir conhecimentos de técnicas para desenvolvimento de sistemas, utilizando-se de ferramentas computacionais, equipamentos de informática, metodologia de projetos, raciocínio lógico por meio do emprego de linguagens de programação e de metodologias de construção de projetos.

MISSÃO DO CURSO
O curso de análise e desenvolvimento de sistemas tem a finalidade de formar analistas para atender campos específicos do mercado de trabalho. Seu formato, portanto, é mais compacto, com duração menor que a dos cursos de graduação tradicionais. Sendo um profissional de nível superior, os analistas podem dar continuidade ao seus estudos cursando a pós-graduação Stricto sensu (Mestrado e Doutorado) e Lato sensu (Especialização). 

MATRIZ 2011.2 (curso com 06 semestres)
1º SEMESTRE
FUNDAMENTOS DE HARDWARE E SOFTWARE - 80h
MATEMÁTICA APLICADA - 80h
INTRODUÇÃO A ALGORITMOS E PROGRAMAÇÃO - 80h
INGLÊS INSTRUMENTAL - 80h
ORGANIZAÇÃO SISTEMAS E MÉTODOS - 80h
TOTAL DE HORAS AULA NO SEMESTRE 400h

2º SEMESTRE
ARQUITETURA E ORGANIZAÇÃO DE COMPUTADORES - 80h
LINGUAGEM DE PROGRAMAÇÃO - WEB - 80h
BANCO DE DADOS - 80h
REDES DE COMPUTADORES - 80h
SISTEMAS DE INFORMAÇÕES GERENCIAIS - 80h
TOTAL DE HORAS AULA NO SEMESTRE 400h


3º SEMESTRE
SISTEMAS OPERACIONAIS - 80h
ANÁLISE DE DESENVOLVIMENTO DE SOFTWARE - 80h
INTERAÇÃO HOMEM MÁQUINA - 80h
PROGRAMAÇÃO ORIENTADA A OBJETO I - 80h
PROJETO INTEGRADOR I - 80h
TOTAL DE HORAS AULA NO SEMESTRE 400h 


4º SEMESTRE
SEGURANÇA DA INFORMAÇÃO - 80h
PROJETO DE DESENVOLVIMENTO DE SOFTWARE - 80h
PROGRAMAÇÃO ORIENTADA A OBJETO II - 80h
ESTRUTURA DE DADOS E ORGANIZAÇÃO DE ARQUIVOS - 80h
PROJETO INTEGRADOR II - 80h
TOTAL DE HORAS AULA NO SEMESTRE 400h


5º SEMESTRE
PARADIGMAS DE PROGRAMAÇÃO - 80h
ENGENHARIA DE SOFTWARE - 80h
ÉTICA, DIREITO E LEGISLAÇÃO. - 80h
EMPREENDEDORISMO E INOVAÇÃO - 80h
PROJETO INTEGRADOR III - 80h
TOTAL DE HORAS AULA NO SEMESTRE 400h


6º SEMESTRE
INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL - 80h
GESTÃO DE PROJETOS DE TI - 80h
TÓPICOS ESPECIAIS EM ANÁLISE DE SISTEMAS DE INFORMAÇÕES - 80h
CARGA HORARIA COMPLEMENTAR - 100h
PROJETO INTEGRADOR IV - 80h
TOTAL DE HORAS AULA NO SEMESTRE 420h


TOTAL DE HORAS AULA ACUMULADO 2420

Nenhum comentário:

Postar um comentário