13 de fevereiro de 2012

[SABER] SEO e OSM – Organização, Sistemas e Métodos

Organização, Sistemas e Métodos (OSM) é, normalmente, uma disciplina de ensino superior voltada à educação de administração de empresas e gerência de recursos (humanos, financeiros, intelectuais, conceituais, etc.) com a finalidade de fazer uma Organização atingir seu propósito maior, seja qual for (lucros, crescimento social, consciência e responsabilidade ambiental, etc.). E o SEO com isso?
Muitos dos conceitos de OSM podem ser traduzidos em atividades e entes pertinentes a uma campanha de SEO, por exemplo: a Organização em si (Banco, ONG, Igreja, etc.), pode ser interpretada como o próprio site, que será o alvo de todo o trabalho.
O conceito de sistemas, em OSM, é definido como um conjunto integrado de partes, dinamicamente relacionados e que possuem um objetivo específico. Em SEO, cada página, ou grupo de páginas, pode ser considerado um sistema e se relaciona dinamicamente com outras páginas, ou grupo de páginas, e cada página possui um objetivo específico: estar presente no resultado de busca por seus termos específicos.
Métodos, naturalmente, define que métodos, processos e estratégias devem ter seu planejamento bem definido para que cada sistema cumpra com seu objetivo específico, ou seja, qual a estratégia ou técnica de SEO deve ser utilizada, ou ganhar maior atenção, para que cada página fique bem posicionada para seus termos principais.
E por que o profissional de SEO deve se preocupar com isso?

SEO com OSM

Os três pontos principais de OSM casam com o planejamento de uma campanha de SEO sem necessidade de explicações:

  • Definir o(s) objetivo(s) – qual situação deverá ser alcançada?
  • Definir um, ou mais, cursos de ação – caminhos para atingir os objetivos
  • Definir meios de execução – previsão dos recursos necessários para realizar o objetivo
Os três passos são simples de se entender e de se imaginar, mas poucas pessoas enxergam a verdadeira importância de ter cada um definido objetivamente. O primeiro é o mais crucial de todos: onde você quer chegar com o seu site? Sem um objetivo final, fica impossível medir resultados e dizer o quanto foi caminhado na direção que se desejava, ou quanto tempo pode levar até que se cumpra o objetivo.
É bem provável que todos respondam “Primeiro no Google!” como objetivo do site, tudo bem, é uma resposta válida, mas continue um pouco mais em cima dela: Primeiro no Google para quais palavras? Dessa vez não pode ser uma resposta generalizada: “medicina, cirurgia e afins”, pois neste momento surgem os objetivos menores, que são vitais para alcançar o super-objetivo: “Primeiro no Google”. Um pouco mais além, pode-se falar em números também: “Quero aumentar 1000 visitas” ou “Quero diminuir o bounce rate em 5%”.
Neste momento, já está sendo feita a transição para a definição dos caminhos até o objetivo: definição de palavras-chave, busca por mais visitas, busca por aumento de conversão, etc. E, avançando para o terceiro ponto do planejamento em OSM e SEO, começa a definição das estratégias e técnicas de SEO a serem utilizadas para que o objetivo seja alcançado: utilizar uma campanha de Link Building, realizar a otimização interna, trabalhar com a usabilidade e SEO do site ou uma ação de socia media?
Tudo depende do seu objetivo e, por consequência, objetivos secundários.

Organização, Sistemas e Métodos em SEO

Depois de todo este conceito, esta é a parte que você deve sempre seguir no planejamento de uma campanha de SEO:
  • Definir a missão do site e entender sua situação estratégica – qual a situação do site atualmente?
  • Analisar o ramo/nicho de atuação do site para identificar ameaças e oportunidades
  • Diagnosticar o site e descobrir pontos fortes e fracos
  • Definir planos de ação – as estratégias de SEO para cumprir a missão
Considerando ainda que muitas empresas somente existem virtualmente, é mais do que sensato entender e estudar os conceitos de OSM para usá-los como uma forte ferramenta de auxílio na definição de objetivos e estratégias em campanhas de SEO.

Nenhum comentário:

Postar um comentário